sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

ANSIEDADE

NÃO CONSIGO CONTROLAR MINHA ANSIEDADE.


* Por Marcela Pi.



Calma. Todo mundo experimenta ansiedade. 



É uma sensação vaga e desagradável de apreensão, acompanhada de tensão ou desconforto, causada por antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho. Podendo estar acompanhada dos sintomas:





De uma forma mais simples, é um SINAL DE ALERTA. Pode indicar perigo e ajuda o indivíduo a lidar com a situação que está por vir. 


É diferente do MEDO, que representa um sinal de alerta daquilo que já se conhece. 


Portanto, a ansiedade não é tão ruim. Ela nos ajuda a lidar com situações da vida. Por exemplo:


👉 Se você estuda muito para uma prova, costuma se sentir ansioso porque sabe que ir bem é importante, mas na verdade até que ela seja realizada, não sabe seu resultado.

👉 Se você planeja ir a um jogo de futebol do seu time do coração, fica ansioso para que tudo dê certo, afinal de contas você espera que seja bom, mas não sabe seu resultado.



MAS, E QUANDO A ANSIEDADE É RUIM?







Quando esse sinal de alerta é desproporcional ao motivo que causa a ansiedade. Ela aparece de uma forma intensa, irrealista e prolongada. Tornando-se um TRANSTORNO na vida do indivíduo.


O DSM (Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais) classifica os Transtornos Mentais e elege critérios para encaixar os sintomas em grupos que auxiliam seu tratamento, os principais são:

  • Transtorno de Pânico
  • Fobias Sociais ou Transtorno de Ansiedade Social
  • Fobias específicas (insetos, cães, tempestade, água, injeção, elevadores e outros)
  • Transtorno de ansiedade generalizada
  • Transtorno de ansiedade pós traumática



✅ O tratamento é especifico para cada caso, são usados fármacos chamados ansiolíticos e até mesmo antidepressivos. Uma medicação muito utilizada é a Fluoxetina, conhecida como pílula da felicidade! É importante lembrar que, juntamente com o uso das medicações, a Psicoterapia (acompanhamento com o Psicólogo) é um pilar do tratamento.









*Dra. Marcela Pi Rocha Reis Araújo
Especialista em Psiquiatria
Centro Integrado de Saúde (77) 3451-1721 
Consultar (77) 3452-1753

2 comentários: