Quando começamos a tossir, assoar o nariz, ter dor de cabeça, fraqueza e etc, sempre aparece alguém dizendo "pegou um resfriado", ou outra que diz "gripou!" - mas nem sempre a diferença entre os dois estados é conhecida.
Falemos um pouco sobre elas:
👉 Ambas são classificadas como IVAS (Infecções das Vias Aéreas Superiores), mais especificamente como RINOSSINUSITES VIRAIS, podendo evoluir para otites, amigdalites, laringites e pneumonias.
👉 Têm pico de ocorrência entre março e setembro
👉 São causadas por micro-organismos diferentes: o principal causador do RESFRIADO é o RINOVIRUS. Já a GRIPE é causada exclusivamente pelo vírus INFLUENZA.
(OBS: a gripe H1n1, tão famosa, é um subtipo do vírus influenza, que causa uma "gripe muito forte", com possibilidade de insuficiência respiratória - por isso gera tanta preocupação).
🔔🔔 É importante lembrar que no RESFRIADO os sintomas são mais DISCRETOS! Começam bem fracos e aumentam com 2 a 3 dias, reduzindo em 7-10 dias (mas podem ficar até 3 semanas).
Já na GRIPE, os sintomas são INTENSOS, já "derrubando" a pessoa logo no início. A febre é muito comum. 🔔🔔
❓❓ Por que os médicos nunca pedem exames quando suspeitam dessas doenças ❓❓
Porque o diagnóstico é clínico! Somente pedimos exames quando desconfiamos da evolução para quadros mais importantes, como pneumonia ou a síndrome H1n1.
Não há medicação específica para tratar os vírus!! Deve-se agir nos sintomas:
✅ Medicações como benegripe, resfenol, multigrip e similares possuem substâncias que aliviam as dores, o nariz congestionado e escorrendo e um pouco da tosse. Soro fisiológico nasal também ajuda na congestão.
✅ Chás à base de hortelã, alho, limão, mel, cravo, abacaxi ajudam no alívio dos sintomas.
✅ Deve-se ingerir bastante líquidos, preferencialmente água natural e sucos e/ou frutas ricos em vitamina C (acerola, laranja, limão, goiaba, caju, morango, kiwi, abacaxi), e REPOUSAR!!
OBS: A vacina da gripe é recomendada para as populações de MAIOR RISCO para desenvolvimento das complicações de uma infecção da via aérea superior! São eles:
- Maiores de 65 anos
- Crianças de 6 meses a 4 anos
- Portadores de doenças pulmonares e do coração (inclusive asmáticos)
- Portadores de doenças que diminuem as defesas do corpo, como HIV e câncer
- Moradores de asilos, albergues
- Profissionais da saúde, escolas e creches
Principais efeitos colaterais da vacina: dor local, vermelhidão, febre, cansaço, calafrios, dor no corpo (ou seja, podem simular uma gripe/resfriado, pois a vacina contém vírus vivos inativos).
PROCURE UM MÉDICO, SEMPRE QUE POSSÍVEL, PARA ESCLARECIMENTO DO QUADRO!! AS PESSOAS NÃO SÃO IGUAIS, PORTANTO, REAGEM DE FORMAS DIFERENTES A UMA MESMA DOENÇA!
Ótimo texto!
ResponderExcluirCerta vez ouvi dizer que a vitamina C possui eficácia somente se consumida antes do resfriado/gripe estar instalado .
Tem informação a respeito de algo assim???
Fiquei com essa dúvida !
Grata!
Boa tarde, Ana.
ExcluirA vitamina C tem melhor eficácia quando tomada logo que os sintomas de resfriado/gripe se instalem!
Porém, em qualquer momento, contribui para a redução e severidade da doença.
Lembrando que seriam doses altas, como 1g/dia, para o efeito esperado.
À disposição!