Vamos falar um pouco sobre o uso dessas medicações...
Os anti-inflamatórios, de forma simplista, atuam inibindo substâncias pró-inflamatórias (como o próprio nome diz), de modo a conter mediadores químicos. Há toda uma cascata, iniciada no ácido araquidônico, que não será detalhada neste texto.
A inflamação cursa com 5 sinais cardinais: tumor (inchaço), rubor (vermelhidão), calor, dor e perda de função.
Exemplos de anti-inflamatórios:
- Ácido acetil-salicílico (AAS)
- Diclofenaco / aceclofenaco
- Nimesulida / indometacina
- Meloxicam / piroxicam
- Ibuprofeno / cetoprofeno / naproxeno
- Celecoxibe
Eles se dividem em "não-seletivos", ou seja, inibem a COX-1 e 2, e seletivos (nos exemplos acima, apenas o celecoxibe, que inibe a COX-2) - a COX é uma enzima, chamada ciclo-oxigenase, que participa da cadeia da formação dos mediadores inflamatórios.
Mais importante é falar sobre o efeito dessas medicações, principalmente quando usada "a torto e a direito".
-> São muito usadas por pessoas com dor, nas mais diversas apresentações: dor de cabeça, de articulações, da coluna, dos dentes... após traumas, em que parte do corpo ficou "inchada".. ou mesmo para portadores de dor crônica abdominal, por exemplo.
-> São boas em aliviar a dor.
O problema são os efeitos colaterais...e o mais comum é a DOR ESTOMACAL.
Os anti-inflamatórios inibem a produção de substâncias que protegem o estômago do ácido nele produzido.. a consequência é a agressão da mucosa, com desenvolvimento de GASTRITE, ÚLCERA ESTOMACAL OU MESMO SANGRAMENTO DIGESTIVO!! (daí o fato de as pessoas sempre usarem o omeprazol com o anti-inflamatório).
A longo prazo, promovem alterações na microcirculação dos rins, o que pode contribuir para doença renal. PRINCIPALMENTE se utilizado junto com medicações para pressão alta!! Deve-se sempre evitar a associação dos dois, visando a proteção renal.
Os "coxibs", da última classe listada, são associados a eventos cardiovasculares importantes, principalmente infarto (também AVC). Foram medicações criadas para aliviar os efeitos colaterais indesejados, principalmente a gastrite e úlceras estomacais, porém...é bom evitá-los.
RESUMINDO..
- Anti-inflamatórios são medicações importantes. Deve ser utilizadas com cautela e por curto período de tempo, e sempre com indicação médica!
- Quando possível, dê preferência para a dipirona, que tem menos efeitos colaterais (porém, não tem o mesmo efeito de "desinflamar").
- Faça uso após as refeições, para prevenir o desconforto gástrico.
- Consulte seu médico para melhor uso e prevenção de possíveis complicações!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário