👉 Pressão alta.
👉 Diabetes.
👉 Colesterol alto.
👉 Uso de cigarro.
👉 Obesidade.
👉 Parente próximo que infartou novo.
Esses são os principais fatores de risco para o desenvolvimento de uma DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA, com consequente aumento da chance de uma SÍNDROME CORONARIANA AGUDA.
💣💣💣 A dor anginosa é uma dor cansada, em peso, ou queimação, ou aperto, que pode ser sentida do estômago a mandíbula, mas principalmente no peito esquerdo, que dura mais que 20 minutos, não melhora com o repouso e melhora com o uso de nitrato (comprimidinho embaixo da língua). 💣💣💣
Mulheres, diabéticos e idosos costumam sentir equivalentes anginosos, traduzidos por falta de ar, tontura, sonolência, entre outros.
As síndromes coronarianas se dividem em:
- Angina Estável (dói o peito, principalmente aos esforços, mas ainda não infartou - é como se o coração estivesse avisando...)
- Angina Instável (dói o peito mesmo ao repouso, e a dor não passa, o que leva ao pronto-socorro. As alterações no eletrocardiograma são poucas e as enzimas de infarto não alteram. Deve-se partir pro cateterismo ou testes de esforço.)
- Infarto Agudo do Miocárdio Sem Supra de ST (Infartou. O eletro tem suas alterações específicas, mas não fechou a artéria toda, então as enzimas não se elevam)
- Infarto Agudo do Miocárdio Com Supra de ST (É o pior infarto. Altera o eletro e as enzimas cardíacas. Provavelmente já houve perda de músculo...)
Além do eletro e das enzimas, outros exames a serem realizados são:
✅ O cateterismo, com colocação de stent na artéria ou não (realizado em serviços de hemodinâmica, onde se injeta contraste na circulação pra visualizar a artéria entupida)
Cateterismo, antes e depois da colocação do STENT |
✅ Teste ergométrico (caminhar na esteira, monitorado, pra forçar o coração e avaliar surgimento de dor)
✅ Ecocardiograma ("ultrassom" do coração, para avaliar funções das câmaras cardíacas, da força da bomba, das válvulas...)
Na chegada ao hospital, se houver a suspeita de infarto, já deve ser solicitado o eletro e ministradas aspirinas para mastigar e engolir.
Outras medicações a serem usadas são morfina, oxigênio, nitratos, beta-bloqueadores, clopidogrel e heparina.
Em certos casos, há indicação de cirurgia cardíaca!
---------------->>>>>>> A mensagem principal do texto é: se você ou algum conhecido costuma sentir dores no peito e tem algum dos fatores de risco acima, procure um médico, para esclarecer o caso!
A PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário