sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

QUEIMAÇÃO





🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥 Quem nunca se deparou com aquela queimação na "boca do estômago", chata, que piora ao comer, ao deitar, que começa a "subir pela garganta" e causar gosto ruim na boca?

🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥Quem nunca passou um estresse, ou comeu demais aquela feijoada de domingo, ou bebeu muito no fim de semana, ou tem "artrose" e vive tomando anti-inflamatório?

🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥 Ou ainda fez uma viagem pra praia e "sentou o pé" nas refeições locais, cheias de temperos, azeite e óleos?




Pois é.





Dificilmente encontra-se uma pessoa que seja exceção a essas, ou a muitas outras situações.


->>>>  Ao conjunto de sinais e sintomas descritos, denominamos DISPEPSIA NÃO-ORGÂNICA. Epigastralgia em queimação (dor no estômago), empachamento pós-prandial (sensação de barriga cheia depois de comer), eructações (arrotos), o famoso "refluxo" e até náuseas (enjôos) são comuns nessa patologia. <----


✅ Para inflamação do estômago, denomina-se gastrite. Se envolver o esôfago, órgão digestivo em forma de tubo que conduz o alimento até o estômago, fala-se esofagite. Se inflamar o início do duodeno, duodenite.


São termos comumente vistos em endoscopias, e em graus moderados: pangastrite exantematosa moderada, duodenite leve, esofagite.. Todos refletem, de uma forma geral, aumento da produção do ácido gástrico, usado na digestão dos alimentos.


Raciocínio: Se é produzido muito ácido gástrico, pelas situações indicadas no início do texto, a mucosa (ou "pele" do estômago) vai ficar irritada, pois não dá conta de neutralizá- lo. Daí a justificativa em se utilizar os famosos anti-ácidos, geralmente sob a forma de hidróxido de alumínio ou magnésio.
Se a produção for muito intensa ou contínua, irrita tanto que "machuca" a mucosa, necessitando outras medicações.


O mais famoso (e eterno) omeprazol é utilizado, infelizmente, de maneira indiscriminada pela população em geral. DOEU O ESTÔMAGO? VOU TOMAR O OMEPRAZOL DA MÃE, DA TIA, DA VÓ... Em uma ou outra situação, não é conduta discriminável. O problema é quando fica frequente...


Inúmeras receitas, principalmente de idosos, têm medicações para pressão, diabetes, colesterol e.. omeprazol. NÃO É CORRETO!! O omeprazol, de forma contínua, pode mascarar um câncer de estômago, oculto em uma úlcera que se desenvolve lentamente, e que não causa tanta dor, exatamente pelo uso do omeprazol.





❓❓❓   ENTÃO, O QUE FAZER?   ❓❓❓





- Se a dor de estômago está frequente, procure um médico. A principal conduta é realizar uma Endoscopia Digestiva Alta, preferencialmente ainda sem o omeprazol, para visualizar a mucosa do esôfago, estômago, duodeno proximal, presença de mudança no epitélio, presença de úlceras, divertículos, hérnias. E, TAMBÉM, PESQUISA DA BACTÉRIA H. PYLORI !! 

Não adianta ficar tratando queimação no estômago "puramente" se a bactéria está presente. Não terá cura.







DICAS DE COMPORTAMENTO FRENTE A DOR DE ESTÔMAGO EM QUEIMAÇÃO: 


  • Refeições leves, em pequena quantidade, pouco gordurosas, preferencialmente frutas/verduras/legumes, a cada 3h (comida gordurosa dificulta a digestão, o que acaba levando a maior produção de ácido); frutas como melancia e melão, consideradas "frias", são ótimas opções para ingestão entre as principais refeições.

  • Não ingerir líquidos junto com os alimentos (aumenta a quantidade do bolo estomacal -> mais ácido)

  • Não se deitar após as refeições, ou, se o fizer, recostar em 3 travesseiros (diminui a chance de refluxo)

  • EVITAR: café, chás, pimenta, menta, álcool, cigarro. São os principais vilões para queimação no estômago!

EXCEÇÃO: IDOSOS, MULHERES E DIABÉTICOS, COM FATORES DE RISCO PARA INFARTO (PRESSÃO ALTA, DIABETES, COLESTEROL ALTO, TABAGISMO), PODEM ESTAR COM QUADRO DE "EQUIVALENTE ANGINOSO", OU SEJA, DOR PROVENIENTE DO CORAÇÃO, MAS QUE DÓI NA REGIÃO DO ESTÔMAGO. NESSA SITUAÇÃO, DEVE-SE PROCURAR UM PRONTO-SOCORRO PARA ESCLARECIMENTO DIAGNÓSTICO!



Lembrando sempre que trata-se de um texto não acadêmico, uma espécie de "papo informal", sobre um problema muito frequente na população.

Dúvidas quanto a medicações, exames ou outros sintomas, estou à disposição. Obrigado!


terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Amarelou!



Falemos sobre a febre amarela, doencinha chata e perigosa, que vem causando preocupação e ocupando grande parte dos noticiários.

O vírus circulante é o da febre amarela silvestre, praticamente impossível de ser erradicado. O vírus da febre amarela urbana foi erradicado há anos.

A doença é assim chamada, devido a ICTERÍCIA, sinal em que a pele fica amarelada.

Aspectos da doença "FEBRE AMARELA SILVESTRE" :




  • O homem não é o hospedeiro principal! Entra no ciclo por acidente. O hospedeiro principal é o macaco. (na URBANA, o homem é o hospedeiro principal);

  • Surtos ocorrem a cada 5 a 7 anos, principalmente após períodos de chuva;

  • É transmitida por mosquitos (e o Aedes aegypti não é o principal, neste caso);

  • A pessoa picada pelo mosquito contaminado apresentará sintomas em 3 a 6 dias;

  • Esta pessoa infecta mosquitos desde um dia antes dos sintomas, até 3 a 4 dias de doença;

  • Causa morte, em média, em 5-10% dos casos;

  • Há uma tríade clássica: icterícia (pele amarelada), albuminúria (proteínas sendo eliminadas pelos rins, com disfunção renal) e hemorragias.


  • ☢  Resumindo o quadro clínico

  • Na FORMA LEVE, há sintomas de doença viral, que duram 2 dias (febre, dor de cabeça, mal-estar, tontura), com melhora espontânea . 
  • Na FORMA MODERADA, os sintomas descritos são mais fortes, além de dores musculares, enjôos e vômitos. 
  • Na FORMA GRAVE, a febre retorna no terceiro a quarto dia, os sintomas se intensificam, a icterícia piora e pode ocorrer sintomas em órgãos-alvo: hemorragias espontâneas (inclusive vômitos com sangue) e diminuição ou parada da urina (insuficiência renal). Quando evolui para óbito, ocorre no sétimo dia. 

  • Tratamento: trata-se os sintomas decorrentes da doença, como vômitos, febre, hemorragias, falha dos rins ou do fígado.
O MELHOR REMÉDIO É A PREVENÇÃO PELA VACINA!
PRINCIPAL TÓPICO!!

  1. Vacina: aos 9 meses de idade, com reforço aos 4 anos. Não necessita revacinação!
  2. Se não foi vacinado, terá que receber a primeira dose, e o reforço após 10 anos.
  3. Se só recebeu uma dose até 5 anos, deverá receber uma dose de reforço.
  4. Gestantes, mulheres amamentando crianças até 6 meses de idade e crianças com menos de 6 meses, não recebem a vacina, pois é feita de vírus vivo atenuado, podendo desencadear infecção (nestes casos, o sistema imunológico é comprometido).
⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐⭐



À disposição para dúvidas!!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

A pressão subiu.

Na maioria das vezes, os pacientes se alarmam quando os valores da pressão se alteram.
Muitos desconhecem os valores limítrofes. 

Em geral, consideramos um valor de pressão arterial normal acima de 90x60 e abaixo de 140x90. Há muitas variáveis a serem consideradas, mas não se trata de texto acadêmico.


O que é desconhecido é que valores anormais, em boa parte das vezes, se tratam de uma pseudo-crise hipertensiva (ou seja, falsa crise).


Analisemos as seguintes situações...





Situação 1

Pedro, 23 anos, procura o pronto-socorro com forte dor abdominal, febre alta, dificuldade para se alimentar. O médico suspeita de apendicite, pede uma ultrassonografia de abdome, que confirma o caso e o cirurgião vai operá-lo. À admissão, a pressão estava 170x100, mas Pedro não tem perfil de hipertenso: subiu devido ao quadro de dor. Trata-se de uma PSEUDOCRISE HIPERTENSIVA. Assim que resolvido, provavelmente retornará aos valores normais.

Situação 2

Joana, 28 anos, detesta ir ao médico. Todas as vezes que entra em um consultório, sua pressão sobe. Mas, se for aferida na farmácia, a pressão estará em valores normais. Pode tratar-se de um quadro de HIPERTENSÃO DO AVENTAL BRANCO, doença documentada, em que o paciente, ao ver uma pessoa vestida de branco, seja médico ou outro profissional de saúde, em ambiente hospitalar, eleva momentaneamente os valores da pressão.

Situação 3

Dona Maria, 55 anos, é hipertensa de longa data, diabética e tem colesterol alto. Certo dia, acorda com uma dor no peito, descrita como pesada, que não passa, de forte intensidade. Ao ir a um pronto-socorro, é feito um eletrocardiograma e diagnosticado Infarto Agudo do Miocárdio. A pressão estava em 200x130. Trata-se de uma EMERGÊNCIA HIPERTENSIVA! A pressão diastólica (segundo valor) estava acima de "120" e houve acometimento de órgão-alvo (por órgão-alvo, entenda sistemas em que a elevação da pressão pode gerar impacto direto: neurológico, como um AVC, cardiológico, como o infarto, pulmonar, como um edema agudo de pulmão). Neste caso, deve-se utilizar anti-hipertensivo venoso para controle da pressão.

Situação 4

Seu João, 70 anos, também é hipertenso de longa data. Faz uso de 3 medicações: captopril, hidroclorotiazida, propanolol. Foi ao posto de saúde para medir a pressão, como faz rotineiramente, e estava em 180x120. Assustado com o valor, quis ser prontamente medicado, para abaixá-lo. Ao conversar com o médico, foi tranquilizado, pois se tratava de uma URGÊNCIA HIPERTENSIVA. Nesses casos, não se deve abaixar a pressão de maneira rápida, pois o corpo do Seu João está acostumado com valores maiores - temos até 24 horas para normalizar os valores.

Situação 5

Aline, 25 anos, está em sua primeira gestação. Seu marido a leva ao pronto-socorro devido a mal-estar intenso, dor de cabeça forte, sonolência. Relata que não havia alterações no pré-natal. Ao aferir a pressão, constata-se um valor de 190x100. Pode se tratar de uma PRÉ-ECLÂMPSIA, situação em que há um desarranjo circulatório e deve ser prontamente tratada por um obstetra, pois pode preceder crises convulsivas.

--------------------

-> Cada caso tem sua exceção, cada situação citada tem muitas variáveis e vários poréns, principalmente para os médicos que possam estar lendo o texto. Vale a pena lembrar: são textos básicos, para leigos aprenderem sobre certas situações e saberem como agir.


Falar de situações de aumento da pressão arterial não significa que o tema não será abordado novamente. Pelo contrário: devido a sua alta prevalência, a Hipertensão Arterial Sistêmica ainda será abordada várias vezes.

Coloco-me à disposição para dúvidas pertinentes ao assunto.


Obrigado!

domingo, 22 de janeiro de 2017

Apresentação


Divulgarei este espaço em redes sociais para que pessoas interessadas em temas da área de saúde possam fazer uma leitura simples e rápida sobre temas pertinentes no dia-a-dia.

Doenças como hipertensão arterial, diabetes, asma/bronquite, gripes/resfriados, osteoartrose e muitas outras, serão abordadas de maneira simples, sem linguajar acadêmico. Para esclarecimento de dúvidas, estarei à disposição para responder, na medida do possível, nos comentários ou via e-mail.

Conto com a colaboração dos leitores para melhor interação e crescimento mútuo.

Clínica Bela Vida: 

O espaço oferece serviços de atendimento em clínica médica, nutrição, psicologia e fisioterapia em várias modalidades (convencional, RPG, pilates, massagem).

Venha conhecer!


  • Facebook/Instagram: @belavidaclinica - www.facebook.com/belavidaclinica
  • E-mail: clinicabelavida@hotmail.com
  • Telefone: (77) 3451-4280
  • Endereço: Rua Riachuelo, n. 94, Centro - Guanambi/BA