🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥 Quem nunca se deparou com aquela queimação na "boca do estômago", chata, que piora ao comer, ao deitar, que começa a "subir pela garganta" e causar gosto ruim na boca?
🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥Quem nunca passou um estresse, ou comeu demais aquela feijoada de domingo, ou bebeu muito no fim de semana, ou tem "artrose" e vive tomando anti-inflamatório?
🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥 Ou ainda fez uma viagem pra praia e "sentou o pé" nas refeições locais, cheias de temperos, azeite e óleos?
Pois é.
Dificilmente encontra-se uma pessoa que seja exceção a essas, ou a muitas outras situações.
->>>> Ao conjunto de sinais e sintomas descritos, denominamos DISPEPSIA NÃO-ORGÂNICA. Epigastralgia em queimação (dor no estômago), empachamento pós-prandial (sensação de barriga cheia depois de comer), eructações (arrotos), o famoso "refluxo" e até náuseas (enjôos) são comuns nessa patologia. <----
✅ Para inflamação do estômago, denomina-se gastrite. Se envolver o esôfago, órgão digestivo em forma de tubo que conduz o alimento até o estômago, fala-se esofagite. Se inflamar o início do duodeno, duodenite.
São termos comumente vistos em endoscopias, e em graus moderados: pangastrite exantematosa moderada, duodenite leve, esofagite.. Todos refletem, de uma forma geral, aumento da produção do ácido gástrico, usado na digestão dos alimentos.
Raciocínio: Se é produzido muito ácido gástrico, pelas situações indicadas no início do texto, a mucosa (ou "pele" do estômago) vai ficar irritada, pois não dá conta de neutralizá- lo. Daí a justificativa em se utilizar os famosos anti-ácidos, geralmente sob a forma de hidróxido de alumínio ou magnésio.
Se a produção for muito intensa ou contínua, irrita tanto que "machuca" a mucosa, necessitando outras medicações.
O mais famoso (e eterno) omeprazol é utilizado, infelizmente, de maneira indiscriminada pela população em geral. DOEU O ESTÔMAGO? VOU TOMAR O OMEPRAZOL DA MÃE, DA TIA, DA VÓ... Em uma ou outra situação, não é conduta discriminável. O problema é quando fica frequente...
Inúmeras receitas, principalmente de idosos, têm medicações para pressão, diabetes, colesterol e.. omeprazol. NÃO É CORRETO!! O omeprazol, de forma contínua, pode mascarar um câncer de estômago, oculto em uma úlcera que se desenvolve lentamente, e que não causa tanta dor, exatamente pelo uso do omeprazol.
❓❓❓ ENTÃO, O QUE FAZER? ❓❓❓
- Se a dor de estômago está frequente, procure um médico. A principal conduta é realizar uma Endoscopia Digestiva Alta, preferencialmente ainda sem o omeprazol, para visualizar a mucosa do esôfago, estômago, duodeno proximal, presença de mudança no epitélio, presença de úlceras, divertículos, hérnias. E, TAMBÉM, PESQUISA DA BACTÉRIA H. PYLORI !!
Não adianta ficar tratando queimação no estômago "puramente" se a bactéria está presente. Não terá cura.
DICAS DE COMPORTAMENTO FRENTE A DOR DE ESTÔMAGO EM QUEIMAÇÃO:
- Refeições leves, em pequena quantidade, pouco gordurosas, preferencialmente frutas/verduras/legumes, a cada 3h (comida gordurosa dificulta a digestão, o que acaba levando a maior produção de ácido); frutas como melancia e melão, consideradas "frias", são ótimas opções para ingestão entre as principais refeições.
- Não ingerir líquidos junto com os alimentos (aumenta a quantidade do bolo estomacal -> mais ácido)
- Não se deitar após as refeições, ou, se o fizer, recostar em 3 travesseiros (diminui a chance de refluxo)
- EVITAR: café, chás, pimenta, menta, álcool, cigarro. São os principais vilões para queimação no estômago!
EXCEÇÃO: IDOSOS, MULHERES E DIABÉTICOS, COM FATORES DE RISCO PARA INFARTO (PRESSÃO ALTA, DIABETES, COLESTEROL ALTO, TABAGISMO), PODEM ESTAR COM QUADRO DE "EQUIVALENTE ANGINOSO", OU SEJA, DOR PROVENIENTE DO CORAÇÃO, MAS QUE DÓI NA REGIÃO DO ESTÔMAGO. NESSA SITUAÇÃO, DEVE-SE PROCURAR UM PRONTO-SOCORRO PARA ESCLARECIMENTO DIAGNÓSTICO!
Lembrando sempre que trata-se de um texto não acadêmico, uma espécie de "papo informal", sobre um problema muito frequente na população.
Dúvidas quanto a medicações, exames ou outros sintomas, estou à disposição. Obrigado!